A capoeira no Rio de Janeiro retomou sua força coletiva apartir de meados do séulo XX. A antiga capoeiragem das maltas que dominaram as ruas do Rio de Janeiro, capital do Imperio (1822-1889), fora desarticulada pela polícia assim que foi instaurada a ordem repúblicana no país. Luis Sérgio Dias, em "Quem Tem Medo de Capoeira", defende que a capoeiragem encontrou assim sua "morte". O que significa dizer que a capoeira perdia sua força agregadora, desfazendo-se as associações de capoeiras, as maltas, por conta da ação repressiva da polícia sob o comando de Sampaio Ferraz (chefe de polícia), o Cavanhaque de Aço.
Na primeira metade do século XX a capoeira sobrevive no cotidiano dos malandros, dosbambas, que tinham aprendendido os movimentos corporais e outras heranças culturais dos antigoscapoeiras. Este período de transição na história da capoeira carioca, entre a antiga capoeiragemdas maltas e os atuais grupos de capoeira, encontra seu termo com a chegada de três capoeiristas baianos: Mestre Artur Emídio, Mestre Paraná e Mestre Mário Buscapé foram os primeiros a ensinar a capoeira em academias no Rio de Janeiro, em um momento que a esportização e "modernização" da capoeira estabelecia parâmetros que serviram como base de nossas tradições capoeiristas atuais.
As escolas formadas por Artur Emídio, Mestre Paraná e Mário Buscapé nas década de 1950 serviram como importantes fontes de estruturação da capoeira "moderna" no Rio de Janeiro. Atuando a partir da região da Leopoldina (região que comprrende os bairros que acompanham a antiga linha férrea ramal Leopoldina, atual Gramacho-Central), mais precisamente nos bairros de Higionópolis, Bonsucesso e Olaria, seus alunos e ensinamentos serviram de matéria-prima no desenvolvimento de uma rede de capoeristas de onde se multiplicaram grupos de capoeira que se espalharam pela cidade, sobretudo Zona Norte, pelo Brasil e pelo mundo.
A Associação Grupo Terra de Capoeira como representante da linhagem de Mestre Paranáatravés de seu discípulo, Mestre Mintirinha (fundador da associação), faz deste espaço mais um instrumento de socialização dos ensinamentos que compõem nossa maior herança. As tradições e conhecimentos que pouco a pouco aprendemos com os mestres da capoeira são o tema principal deste site. Considerando a busca por registro dos conhecimentos trazidos a tona com a velha guarda da capoeira carioca este canal se compromete com o tratamento ético das informações aqui postadas. Convidamos capoeiristas, pesquisadores e outros interessados nos debates a cerca das histórias da capoeira carioca, que contribuam com suas idéias, sejam bem vindos.